5 dicas para iniciantes na costura
- Por Tatiana Alves
- 26 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

O começo. Ah, o começo! É sempre tão difícil, né? Confesso que por diversas vezes pensei em desistir por acha que não levava jeito para a costura. Apesar de ainda ter muito que aprender, percebo que já venci muitos obstáculos. Descobri que a costura é assim: tentando, tentando, errando, errando... Um a hora a gente acerta. Resolvi criar esse post para ajudar muitas que, assim como eu, estão começando nesse universo. Elaborei cinco dicas para dar aquela forcinha que muitas precisam.
1- Errar é humano
Parece clichê falar que errar é humano, mas, sim, é muito mais comum do que você pensa. Alguns levam mais e outros menos tempo para aprender, mas aquele que nunca errou que a atire a primeira pedra. Você vai errar 1, 2, 3...10... 20 vezes, porém é errando que se aprende. Converse com costureiras mais experientes e você vai ver o quanto é comum cometer erros no início.
2- Leia muito
Hoje em dia a gente tem a internet como grande aliada para aprender a costurar, assim, se você não tiver grana para investir num curso, use e abuse desta ferramenta. Além da parte teórica (acredite, ela pode ser chata algumas vezes, mas é fundamental), assista aos vídeos disponíveis no Youtube. Lá, você vai encontrar centenas de tutorias: dos mais fáceis aos mais elaborados, o que vai super ajudar na melhoraria do seu desempenho.
3- Sem grandes investimentos
Nada é mais frustrante que gastar uma grana $$ com tecidos e errar, não é verdade? É dinheiro jogado fora :( Sendo assim, para a gente que está começando, por mais que seja tentador, resista e invista em tecidos mais barato como tricoline e viscose, por exemplo, para você ir treinando. Conforme for melhorando a perfomance, você investe um pouquinho mais. Outra dica é buscar retalhos. Muitas lojas têm pelo menos um balcãozinho com pecinhas de retalho. Eu sempre dou uma garimpada e encontro coisas bem legais.
4- Seja curiosa
Converse com quem entende do assunto. Seja amiga, vizinha, vendedor da loja de tecido e de máquinas... Pergunte mesmo! Se falar que é costureira perto de mim e me der confiança, "ferrô"! Eu dou aquela alugada na pessoa. Conversando com pessoas que entendem você pode sanar muitas de suas dúvidas.
5- Comece pelo mais simples
O motivo de muitas iniciantes ficarem frustradas é querer já começar a costurar um vestido festa. É igual criança que mal aprendeu a andar e já quer correr hahaha. Comece por projetinhos mais simples (aqui no Aprendiz de Costureira você vai encontrar muitos) e aos poucos vai evoluindo. Quando estiver craque arrisque o vestido de festa.
Gostaram das dicas? Usei e tenho usado muitas delas para melhorar minha perfomance na costura. Tem mais alguma? Compartilhe com a gente. Beijuzão, aprendizes!
*Esse conteúdo é de minha autoria, portanto, a cópia total ou parcial, será considerada plágio. Use e abuse, mas dê o devido crédito.
Comments